Luís Palma



”Factos e Ficções”, a propósito de representações em pedra na Pré-história.

”Factos e Ficções”, a propósito de representações em pedra na Pré-história.

A escrita deve começar pela imitação do que foi escrito.

Tahir-ul Mevlévi.

#2

“As muitas imagens gravadas, pintadas e esculpidas, entre o Paleolítico e o Neolítico, correspondem a ciclos ou expressões artísticas de diferentes épocas. Assim demonstram os estilos e as respectivas temáticas figurativas existentes.

A ambiguidade de certas imagens e artefactos, leva-nos a justificar a existência de deusas-mãe e falos nas representações em pedra enquanto metáforas culturais.

A descoberta de objectos em pedra polida criados então pelo homem, e a variação no processo de produção desses artefactos, foi primordial para o estudo da vida quotidiana levada a cabo por arqueólogos, geólogos e historiadores que se dedicam ao inventário, arquivo e interpretação destes achados.

Ao que se julga saber a imagem que acompanha este texto indicia ser a representação de um falo do Neolítico uma vez que a sua forma polida e herética - como um acto de manifestação de fecundidade - se afasta de outras representações, mais rudes e imperfeitas; ao contrário deste exemplar achado em bom estado de conservação o que faz dele um caso de raridade arqueológica".

The Cera Project

- Dusk Art Festival

© LUÍS PALMA